PROVAS PARA HABILITAÇÃO

PISTA DE PROVAS PARA HABILITAÇÃO DE MOTO - Com o intuito de facilitar a vida daqueles que pretendem tirar sua habilitação de moto, ou renovar sua licença, aqui vai o trajeto atual da pista de provas na qual é feita a prova prática.

O trajeto inicia com a moto parada, em neutro, na parte inferior da imagem. O aluno deve:

1) Ligar o farol da motocicleta
2) Ligar o sinal (pisca) direito
3) Engrenar a 1a marcha
4) Fechar a viseira do capacete

Estando isso pronto, o aluno arranca, e faz lentamente a primeira curva à direita. Logo após, o aluno dá o sinal para a esquerda e faz a segunda, terceira e quarta curvas.

Estando para entrar no oito, desliga-se o sinal. Entrando pela direita, é feita uma volta completa no oito, e mais meia volta para sair do oito pela parte de cima.

O aluno faz a curva à esquerda sem dar sinal, e prepara-se para o trecho de aceleração, no qual deve ser engatada segunda marcha. Logo após, ele reduz para primeira, e para completamente, com o pé esquerdo no chão.

O aluno arranca, faz a curva sem dar sinal, e desvia do primeiro cone pela direita, fazendo um slalom.

Depois do último cone, o aluno passa por cima de uma tábua de madeira ou outro material, sem sair fora dela nenhuma vez.

Após a tábua, o aluno para, desliga os faróis, põe a moto em neutro e aguarda instruções, pois a prova acabou.

Efetivamente é bastante simples, e quase qualquer um faz o percurso, porém as regras impostas tornam o desafio maior:

1) não é permitido "atropelar" nenhuma linha
2) não é permitido botar o pé no chão
3) não é permitido tirar as mãos do guidão
4) não é permitido deixar o motor apagar
5) não é permitido ignorar os sinais de pare
6) não é permitido derrubar nenhum cone
7) não é permitido sair fora da tábua
8) não é permitido deixar a alça do capacete frouxa
9) não é permitido deixar a viseira do capacete aberta
10) não é permitido "picar" o pé nas paradas e arrancadas

Sendo assim, é relativamente fácil, porém é preciso treino para fixar as regras na memória, afim de não cometer nenhuma falta.

O maior perigo para o aluno é esquecer de algum detalhe, como fechar a viseira do capacete ou ligar o farol.

Se a motocicleta estiver em condições precárias, o aluno pode ser prejudicado, pois o farol pode não acender, o sinal não se acionar, ou a primeira marcha não engatar.

Espero que com esta ajuda você possa ir bem na prova. Muita gente sabe na prática como pilotar sua moto, mas algum detalhe escapa de sua memória na hora da renovação da licença, e pode sofrer reprovação por isso.

17 comentários:

▬♫♪XênIa♪♫▬ disse...

LOL

Vou lembrar disso tudo?!

Bom post, valeu mesmo!

^__^

Xênia

nanninhO disse...

Aí manO, valew mesmo pela ajuda!

tava precisando!

abraçãO

paulo disse...

Seria mto bom se alguem tivesse as medidas do oito e do oito quadrado pra poder praticar em casa né.
valeu o post mto bom!

Leonardo disse...

pow valeu pela ajuda..
eu só ouvia as pessoas falando ..
mais naum imaginava como era..
agora com o desenho e tudoo...
vai ficar mais fácil..
brigadão ..

kim disse...

Ai fera obrigado mesmo, vou tirar a minha habilitação e estava precisando dessas dicas.
obrigado mesmo, post super completo!!!

yvan disse...

esquece tudo isso..chega lá é tudo diferente,tem os detalhes e é nessa que eles ganham (os fiscais)se eles não gostarem da sua cara...já era!paga logo 350 reais e já era.

Anjo de luz disse...

essa moto pista e uma palhaçada nao tem nada haver com a realidade.

Internetador disse...

O desenho é muito bom pra ter uma idéia, mesmo que não seja idêntico ao percurso na prática.

As dicas são muito boas mano, salvei aqui e vou olhar sempre pra relembrar.

Sartty disse...

Realmente o percurso de moto não tem nada haver com a realidade, mas infelizmente se quisermos tirar a habilitação temos que passar por isso, que na minha opinião não passa de um " meio de vida", de ganhar dinheiro.
A taxa dos exames psicotecnicos é mto caro, e o exame é um absurdo. nao achei logica nenhuma em fazer, mas temos q contribuir com os meios de vida deles né. kkkkkk

pepe legal disse...

Para quem quiser aprender mais sobre segurança, encontrei na web uma edição especial sobre segurança, da revista Duas Rodas. A edição é antiga, mas o assunto é muito atual, ainda mais quando se constata que 1/4 dos mortos no trânsito são motociclistas. http://www.4shared.com/document/u7YkJm19/DuasRodas-SEGURANCA-161A.html

Internetador disse...

Hoje fiz um pedaço da primeira aula na pista, que aqui é idêntica a do desenho. Não é muito difícil fazer o percurso, o problema é na hora do nervosismo.

.."Patrick'New".. disse...

Eu moro em Nanuque-MG, irei fazer a última aula de anterior à prova amanhã, ou seja a avaliação está marcada para sexta-feira(30/09).

Eu gostei do post, bem informativo, ilustrativo e discursivo. Apesar de que aqui em minha cidade as aulas práticas e a avaliação são todas em percurso urbano real (dentro da cidade mesmo, em meio ao trânsito comum).

Abraço a quem tem como intuito ajudar ao próximo com o que tem em conhecimento.

recco disse...

50cc precisa de habilitaçã0 é verdade???

Edna disse...

Ola, vc sabe me dizer as medidas do quadrado da motopista????? as outras medidas consegui pela net...a dele nao encontro....obrigada

TONINHO disse...

NADA A VER,FALTA O QUADRADO E A RAMPA,SE FOSSE SÓ ESTE PERCURSO SERIA MAIS FÁCIL.

marileni disse...

nossa!!! muito fácil !!aqui no sul o bixo pega!!tu tem que fazer uma segunda no oito,cones com rampas e fazer segunda e terceira ao lado dos cones e tem que fazer tres voltas é bem difícil !!!

Fernanda Oliveira disse...

Estou nas últimas aulas de direção de moto, o percurso aqui em Carapicuíba não é difícil, o ruim é que o espaço físico é menor, para fazer o oito a curva tem que ser muito fechada, fora isto, muito fácil...espero que ei consiga passar na primeira, pois ainda tenho as aulas de carro para fazer...estou ansiosa demais! Parabéns pelo post...