APERTANDO AS ALAVANCAS

- Apertar as alavancas pode tirar você de encrencas - Você nunca vai se esquecer do primeiro passeio. Após horas de antecipação, muita preparação, familiarização com as 'dezenas' de controles, e alguma incerteza, você se encontra em cima da sua moto, pronto para sair rodando pela primeira vez.

Não importa o quão grande ou pequeno o motor, e não importa o quanto você se preparou, e quantos equipamentos de proteção você está usando. Você sabe que algo poderia dar errado, e quer saber se não está a ponto de cometer o maior erro da sua vida.

É provável que alguem já lhe tenha dado muitos conselhos, e o que você deve fazer para se manter fora de encrenca. Mas todo esse monte de conselhos pode parecer inútil, quando você está se concentrando duramente para fazer o que vem em primeiro lugar: manter a embreagem pressionada, o freio também (talvez mais apertado do que deveria...), equilibrando a moto, ouvindo o som do motor, e sua respiração.

Chegou a hora. Você, outra vez, assegura-se que as alavancas do freio e embreagem estão mesmo acionadas, e confirma pela quinta vez que a luz verde da marcha neutra está acesa. Timidamente, você engata a primeira marcha.

Clank! Seu coração dispara e seu nível de adrenalina sobe. "Algo" foi esperado por você, mas o clank não é exatamente esse algo. Mais uma vez você se certifica que suas mãos estão prendendo aquelas alavancas com firmeza.

Você sabia intelectualmente que estava tudo certo, mas só agora acredita nisso. Essa verificação final provou isso.

Se você encontrar encrenca pelo caminho, simplesmente apertar as duas alavancas pode tirar você dela.

Existe muita coisa pior que pode ser feita por você, mas pouca coisa melhor do que apertar as duas alavancas. Se há uma fórmula mágica no início do aprendizado, é isto.

Lembre-se de manter sua moto na vertical antes de executar esta manobra.

Nenhum comentário: